
O que acontece em Milão não fica em Milão. Tapetes São Carlos traz tendências para o Brasil.
Participando por mais um ano de um dos maiores eventos de móveis e decoração do mundo, o ‘Salão de Móveis de Milão’, a Tapetes São Carlos apresentou sua nova coleção que desembarca no Brasil após muito sucesso no outro lado do Oceano Atlântico.
Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre o que rolou em Milão, na Itália, e o que você pode esperar da nova coleção da Tapetes São Carlos.
O Salão de Móveis de Milão
O evento é uma das marcas da Semana do Design na Europa, trazendo as novas tendências do mercado. Em 2023, foram mais de 307 mil visitantes, um número 15% maior do que no ano anterior. Ao todo, foram 2 mil expositores de 37 países. Um dado interessante é que o Brasil ficou entre os países com maior número de inscritos na feira, com a terceira maior caravana.
A Nova Coleção: Ancestralidade
Agora que vimos um pouco dos números da feira, vamos direto ao ponto e contar as novidades da Tapetes São Carlos.
Com o nome “Ancestralidade”, a nova coleção de tapetes, criada pelo designer brasileiro Pedro Franco, procura contrapor-se à tendência ‘instagramável’ apostando numa estética firmada no conceito de que ‘Design é Comunicação’.
De acordo com o designer, a pesquisa para a coleção se baseou nos arquétipos de Carl Jung, que exploram o inconsciente coletivo e como ele pode ser materializado por meio de imagens que carregam expressões intrínsecas da humanidade. O foco da pesquisa foi a ancestralidade, principalmente dos povos originários do Brasil, os indígenas, que registraram seus desenhos nas paredes das cavernas da Serra da Capivara (Piauí, Brasil) há mais de doze mil anos.
Esta forma de expressão permitiu-lhes não apenas registrar sua própria existência, mas também se comunicar com seus pares e tribo. Isso é semelhante ao fenômeno do Pixo brasileiro de hoje, onde populações marginalizadas afirmam sua existência por meio de sua escrita “autoral”, deixando sua marca pessoal eternamente nos muros da cidade.
Com tudo isso em mente, o designer desenvolveu dois tapetes: Ancestral N°1 e Ancestral N°2, ambos com desenhos em tons prata. Além desses dois, haverá ainda o Ancestral nº3, uma edição limitada nas cores Black & White.
A Lot of Brasil
Um dos estandes mais esperados da feira e que sempre vem cheio de surpresas, o A Lot of Brasil, chama a atenção quando o assunto é design. Todos que passaram pelo estande puderam ver uma nova forma de pensar o design, já que uma das marcas desse estande é trazer justamente a diversidade e inovação para o debate.
Isso colocou o design brasileiro em um espaço marcante e contínuo dentro da feira e do mercado mundial.
As novas tendências
Dois pontos chamaram muito a atenção de quem passou pelo Salone de Milano. O primeiro foram as formas e texturas apresentadas no design dos móveis. O formato arredondado permanece forte e o tecido boucle super em alta. Trazendo uma experiência mais sensitiva para o mobiliário.
O outro ponto é a paleta de cores apresentada na feira. Em linhas gerais, dois tipos de estruturas de cores chamaram a atenção. A primeira delas são as cores vivas, com foco na alegria e vivacidade. Já a segunda estrutura, trouxe cores como verde, amarelo, azul e terracota como detalhes em peças de cores mais neutras.
A feira também tem uma pegada sustentável, que já está incorporada ao DNA das principais empresas do evento, que buscam produzir design com responsabilidade,
E se você se interessou e quer saber mais das novidades da Tapetes São Carlos, acesse o nosso site e fique por dentro